Existe diferença entre hemorróidas e doença hemorroidária. Hemorróida não é uma doença propriamente, todos nós temos. São as veias e artérias que formam conglomerados dentro da parede do canal anal e que contribuem, com participação de 15 a 20%, para continência e para o mecanismo da evacuação. Já a doença hemorroidária – enfermidade que acomete mais de 50% da população em alguma fase de sua vida -, acontece quando esse conglomerado de veias e artérias de dilata, resultando na perda de aderência dentro do canal anal e causando o escorregamento para fora, além do aparecimento de sintomas.
Grande parte dos sintomas dos pacientes que têm hemorróidas acontecem devido ao sangramento pela dilatação dessas veias e artérias, e pela saída desses conglomerados para fora do ânus. Isso gera coceira, dor, sangramento, secreção, além da dificuldade de higienização, já que devido aos excessos de exteriorização desses conglomerados, os pacientes portadores da doença hemorroidária precisam fazer uma espécie de ritual para realizar a limpeza da área.
Essas pessoas apresentam dificuldades em manter-se de pé, sentadas, ou na mesma posição por longos períodos. Ou seja, essa é uma enfermidade que não traz gravidade à saúde, mas que causa uma diminuição da qualidade de vida que estimula o paciente a procurar uma consulta médica.