Hemorróidas / Dúvidas Frequentes
O que são hemorróidas?
Hemorróidas são veias dilatadas e salientes dentro e ao redor do ânus. Existem dois tipos de hemorróidas: internas e externas. Hemorróidas externas se desenvolvem próximas ao ânus e são recobertas por pele sensível. Se um coágulo se desenvolve dentro de uma delas, ocorrerá dor intensa. Só haverá sangramento se a veia se romper. Hemorróidas internas se desenvolvem dentro do ânus. Sangramento e protrusão são os sintomas mais comuns. Entretanto, uma hemorróida interna pode causar dor intensa caso esteja completamente exteriorizada.
A doença hemorroidária representa a afecção proctológica mais comum na população. A quantidade de pacientes portadores é incerta, já que muitos convivem com o problema, sem se queixar ou procurar atendimento médico. Existem estudos onde esta porcentagem chega até a 86% da população. As queixas mais comuns de quem possui hemorróidas são: dor, sangramento, prolapso (quando as hemorróidas “saem” para fora do ânus), secreção, sensação de peso, coceira. A avaliação em consultório é fundamental, já que muitas vezes os sintomas são relacionados a outras doenças proctológicas e não a hemorróidas.
O que causa hemorróida?
A causa da doença é controversa porém, atualmente há 2 teorias que explicam: a perda da firmeza do tecido elástico que mantém as veias hemorroidárias presas à parede do canal anal, por causa de sua degeneração, o que permite o “escorregamento” das hemorróidas para o exterior e o aumento do fluxo sanguíneo nesta região, que contribui para o inchaço e dilatação.
Outros fatores incluem: idade avançada, obstipação crônica, gravidez, hereditariedade, uso excessivo de laxantes e esforço prolongado ao evacuar. Com o aumento da pressão, as veias se dilatam, suas paredes se tornam finas e sangram. Quando o esforço e a pressão continuam, a veia, já enfraquecida, se prolapsa.
Quais são os sintomas?
Se você apresentar qualquer um dos seguintes sintomas, é provável que você tenha hemorróidas:
– sangramento durante evacuações;
– prolapso durante a evacuação;
– queimação perianal;
– dor;
– edema dolorido.
Hemorróidas podem evoluir para câncer?
Não há relação entre hemorróidas e câncer. Porém, os sintomas de hemorróidas, principalmente sangramento, são similares àqueles presentes quando há câncer de cólon e/ou reto. Desta maneira, é importante que todos sintomas sejam investigados por um médico especialista. Nunca se auto-medique.
Qual o tratamento para hemorróidas?
Sintomas leves podem ser tratados com dieta (rica em fibras), líquidos e banhos de assento. Com estas medidas a dor e o edema devem regredir de 2 a 7 dias. Em caso de dor intensa podemos estar diante de uma Trombose Hemorroidária, que exige tratamento específico e, em alguns casos, cirúrgico.
Quando considerar a cirurgia?
A cirurgia para remover as hemorróidas é a melhor técnica para tratamento definitivo do problema. É necessária quando ocorre:
(1) coágulos de repetição nas hemorróidas externas;
(2) falha da ligadura elástica no tratamento de hemorróidas internas;
(3) hemorróidas que se prolapsam e não se consegue reduzi-las;
(4) sangramento/incômodo persistente.