Cirurgia Oncológica
Cirurgia Oncológica
Os avanços do conhecimento médico, associados aos novos métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção permitiram o aumento da expectativa de vida a nível global, bem como a manutenção das boas condições de saúde física e mental. Com isto, observamos o envelhecimento da população em geral e com ele o aumento da prevalência de algumas doenças, principalmente as crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e etc. e as doenças oncológicas. A incidência tem aumentado nas últimas décadas e em contra partida vem surgindo novas formas de diagnóstico e tratamento mais eficazes e com maior índice de cura.
O tratamento do câncer se apoia em três principais pilares: cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia. Não há mais espaço, em nosso tempo, para tratamento oncológico que não seja multiprofissional, formado por cirurgiões, radioterapeutas, oncologistas e profissionais de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.
A cirurgia oncológica é, na grande maioria dos casos de tumores sólidos, a forma inicial do tratamento, podendo ser curativa a ponto de dispensar as outras formas de tratamento ou constituir o início de uma terapêutica mais completa.
Em certos casos, ela representa a única oportunidade do diagnóstico acurado, através da retirada do tumor para análise, ou de modo mais simples, para biópsia. Para que se tenha o melhor resultado cirúrgico, conceitos e técnica cirúrgica apropriados devem ser respeitados segundo o que existe de mais moderno em evidência científica.
Para uma maior integração entre todos os profissionais envolvidos no tratamento oncológico, o atendimento realizado através das clínicas integradas torna-se fundamental. Elas permitem a discussão entre os profissionais, para uma decisão conjunta em relação a diagnóstico e tratamento, com a participação do paciente e familiares. Este modelo, por mim praticado, no novo Centro de Oncologia Família Dayan-Daycoval, do Hospital Albert Einstein, em parceria com uma das mais conceituadas instituições para o tratamento do câncer do mundo, o M.D. Anderson Cancer Institute, constitui-se no que há de melhor para chegarmos ao resultado ideal do tratamento, que é a cura, passando pela melhor experiência de acolhimento e humanismo.